Entenda por que pequenas e médias empresas precisam sair do Windows XP

3

Saiba as vantagens de ter um sistema operacional atualizado e com suporte a aplicativos e manutenção

 

O dia 8 de abril de 2014 é histórico tanto para a Microsoft quanto para os consumidores: essa é a data escolhida para o final do suporte ao popular Windows XP.

Mas não é só quem utiliza um computador com Windows em casa que precisa ficar ligado: se você gerencia ou trabalha em pequenas e médias empresas, saiba que é recomendável tomar providências para que o sistema operacional das máquinas do local não seja mais a versão XP (ou até alguma anterior).

E tem mais: vale reforçar que, por motivos econômicos e de segurança, o ideal é que a atualização ocorra antes do final do suporte.

Mais gastos, menos ganhos

 

Em empresas que lutam para não fechar as contas no vermelho ou pretendem economizar, atualizar sistema operacional e programas é sempre uma boa ideia. Além dos produtos atuais não serem tão caros quanto os anteriores, promoções no licenciamento livram você de dores de cabeça com manutenção constante, especialmente para remover ameaças do PC.

Além disso, muita gente não percebe, mas atualizar hardware e software no ambiente empresarial pode fazer com que o trabalho renda mais. Tecnologias avançadas e intuitivas, programas recheados de melhorias e navegação veloz fazem com que os seus colaboradores trabalhem mais em quantidade e qualidade.

Segurança comprometida

 

Com um Windows antigo, sem assistência garantida da Microsoft e com a falta de atualizações em pacotes importantes, como bancos de dados de segurança, a máquina fica vulnerável a malwares criados recentemente. Isso acontece também em variações de ataques como keyloggers e phishing – mesmo com um antivírus instalado.

Isso acontece porque, junto com o Windows XP, o Microsoft Security Essentials (MSE) dessa versão do sistema operacional também perderá o suporte e a assistência ao cliente em 8 de abril. E proteger os dados de uma empresa é ainda mais essencial, já que negociações inteiras podem ser comprometidas com roubos de dados ou infecções.

Sem atualizações

O pacote de editores do Office 2003 também está na lista, o que significa que você corre o risco de usar programas defasados, sem atualizações e inseguros a partir do fim do suporte. Softwares terceirizados também podem seguir o mesmo caminho e não disponibilizarem o download para sistemas operacionais antigos.

Por fim, modelos modernos de aparelhos como scanners, impressoras e teclados, por exemplo, podem passar a não aceitar mais o Windows XP nos requisitos mínimos. É como se você parasse no tempo em questão de hardware e software.

 

Sem as atualizações, você ainda sai perdendo em um mercado que está sempre de olho em novidades e oferece mais oportunidades para quem está em dia com tecnologia e informação. Para pequenas e médias empresas, a Microsoft recomenda o uso do Windows 8.1 Pro.

Clique aqui para saber mais sobre o fim do suporte, verificar os planos de atualização e aproveitar para conhecer a linha de computadores com Windows 8 disponíveis no mercado brasileiro.

 

Fonte: Tecmundo